A questão Criminal (Portuguese Edition) by Eugenio Raúl Zaffaroni

By Eugenio Raúl Zaffaroni

Criminologia na hora da comunicação“Vivemos um momento de poder planetário que é a globalização, que sucede ao colonialismo e ao neocolonialismo. Cada momento, nes¬se contínuo do curso do poder planetário, foi marcado por uma revolu¬ção: a mercantil do século XIV, a commercial do século XVIII e, agora, a tecnológica do século XX, que se projeta para o século atual. Esta última revolução, a tecnológica, é fundamentalmente comunicacional. Se não compreendermos isso e nos deixarmos ficar em nossos guetos acadêmi¬cos, o serviço que prestarmos será muito pobre.”Assim Eugenio Raúl Zaffaroni assinala a finalidade deste livro, na abertura: levar amplamente para o público do Direito, e até para o público em geral, a comunicação das ideias básicas da criminologia mais avançada, mais moderna, mais democrática.Com tal propósito, ele publicou no jornal Página 12, da Argentina, uma série de 25 artigos semanais, cuja tradução toma aqui a forma de livro. Com profundidade de visão e leveza de estilo, e apoiado em belas e instigantes ilustrações de um dos mais talentosos cartunistas do país vizinho, Miguel Repiso – que se assina Rep –, ele expõe sob diversos ângulos a questão legal, que é hoje problema de primeira urgência em quase todos os países.Ele apresenta e debate com grande riqueza de argumentos, humor e sabedoria questões como a da segurança pública, das políticas repressivas voltadas contra os pobres, do poder punitivo, do papel dos meios de comunicação. E explica:“Há um mundo que as pessoas comuns não conhecem que se desenvolve nas universidades, nos institutos de pesquisa, nas associa¬ções internacionais regionais e mundiais, nos foros e nas pós-gradua¬ções, com uma literatura imensa, que alcança proporções siderais, de dimensão tamanha que ninguém pode dominar individualmente. É o mundo dos criminólogos e dos penalistas. As corporações [midiáticas] os ignoram e quando lhes cedem algum espaço, os técnicos se expressam em seu próprio dialeto, incompreensível para o resto dos humanos.“O desafio consiste em abrir esses conhecimentos, não para pon¬tificarmos a partir da ciência com a solução, nem para sermos os ilumi¬nados que, corrigindo o velho Platão, pretendemos nos colocar como um criminólogo-rei, mas sim para mostrarmos o que se pensa e o que se sabe até agora. E também para fazer a autocrítica do que dizemos, porque, certamente, tampouco temos uma história e uma genealogia feitas somente de prestígio, dado que, muitas vezes, nossos colegas le-gitimaram o ilegitimável até limites inacreditáveis.”Eugenio Raúl Zaffaroni é doutor em Direito, professor da Universidade de Buenos Aires, ministro da Suprema Corte da Argentina, escritor mundialmente consagrado de literatura criminológica.

Show description

Read or Download A questão Criminal (Portuguese Edition) PDF

Similar criminal law books

Code of International Criminal Law and Procedure, annotated (Larcier Law Annotated)

A statement at the Statutes of the ICC, the ICTY and the ICTR: The annotated Code of foreign legal legislations and approach is the first observation that discusses either the ICC Statute and the Statutes of the ad hoc tribunals in a scientific approach. this is often supplemented via a dialogue of the principles of method and facts of the ICC.

Intimate Partner Violence: Effective Procedure, Response and Policy

Written by way of specialists with a mixed 50 years of expertise educating and gaining knowledge of within the box of household abuse, Intimate companion Violence: potent process, reaction, and coverage offers sensible guide for practitioners and lay humans responding to family violence, in addition to rules for policymakers operating to create options to the violence.

Justice and the Slaughter Bench: Essays on Law's Broken Dialectic

During this follow-up to legislations and the attractive Soul, Alan Norrie addresses the break up among criminal and moral judgment. formed by way of heritage, law’s formalism either eschews and calls for ethics. the 1st essays reflect on criminal shape in its sensible element, and the moral difficulties encountered (‘law’s architectonic’).

Das Gesetz über internationale Rechtshilfe in Strafsachen (IRG) (German Edition)

Studienarbeit aus dem Jahr 2014 im Fachbereich Jura - Strafrecht, word: 1,0, Fachhochschule für öffentliche Verwaltung Nordrhein-Westfalen; Köln (Abteilung Köln), Veranstaltung: Seminar über grenzübergreifende polizeiliche Zusammenarbeit, Sprache: Deutsch, summary: Die Arbeit widmet sich dem Gesetz über internationale Rechtshilfe in Strafsachen.

Extra resources for A questão Criminal (Portuguese Edition)

Example text

Download PDF sample

Rated 4.85 of 5 – based on 50 votes